quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Coisas que eu gosto

Neste Natal faz 2 anos que resolvi comprar um presépio mas não queria um tradicional, queria uma coisinha
diferente. Quando vi este, foi amor à 1ª vista. Estão a ver aquelas bonecas matrioskas? Bem se não sabem quais são, segue uma breve explicação sobre elas:

Matrioshka, boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.
O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioskas reside, de facto, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética.
 Mas agora vocês vão dizer mas no teu presépio, as figuras não se encaixam todas umas dentro das outras? Pois não são todas do mesmo tamanho e o menino Jesus está conforme sempre é retratado em outros presépios " nas palhimas deitado ". Mesmo assim gosto dele!
 Seguem as fotos do presépio:






E ai estão as famosas bonecas matrioskas ( imagem retirada da internet ).



Beijocas!!

1 comentário:

Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre ;)