sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cuidados a ter com o colchão

Para garantir a sua longevidade – que são aproximadamente 10 anos – saiba quais os cuidados a ter com o seu colchão:

1.    Durante os primeiros seis meses, um colchão novo deve ser virado de três em três semanas. A partir de então, deve ser virado quatro vezes por ano. Actualmente, muitos colchões têm um lado reservado para o Verão e outro para o Inverno, o que facilita na hora de saber quando deve virá-lo, sendo ainda perfeito para os mais esquecidos.

2.    Para além de o virar, um colchão também deve ser rodado a 180º (voltar a cabeça para os pés). Aproveite para o fazer na mesma altura em que vira o colchão.

3.    As pegas situadas nas laterais do colchão não devem ser utilizadas nem para virar nem para transportar o colchão, mas apenas como apoio para o posicionar correctamente. Caso contrário, corre o risco de rasgar o próprio colchão.

4.    Proteja o colchão com um resguardo de boa qualidade. Se possível, adquira dois – assim terá sempre um suplente quando o outro for para lavar.

5.    Aconselha-se que puxe os lençóis e cobertores para trás todos os dias depois de se levantar, deixando a cama arejar durante cerca de 30 minutos antes de a fazer.

6.    Os lençóis da cama devem ser mudados todas as semanas e o resguardo do colchão regularmente. Deixe o colchão arejar durante uma ou duas horas antes de fazer a cama de lavado.

7.    Aspire o colchão todos os meses, de forma a eliminar as células mortas da pele que são peritas em atrair ácaros.

8.    Embora a aspiração seja a forma mais adequada de manter um colchão limpo, no caso de surgir alguma nódoa, recorra apenas a uma mistura de água fria e sabão neutro para, com movimentos suaves, tentar retirá-la.

9.    Não recorte a(s) etiqueta(s) do colchão. Se surgir algum problema, é essencial que estejam intactas para poder reivindicar a garantia.

10.    No caso de crianças pequenas, invista num protector anti-humidade para o colchão que, para além de ser lavado com frequência, deve ser substituído de dois em dois anos.

11.    Evite sentar-se sempre na mesma ponta do colchão (enquanto calça as meias, por exemplo) para não contribuir para a deformação do mesmo.

12.    Não utilize, nem deixe ninguém (principalmente as crianças!) utilizar o colchão como um trampolim. Para além de não ser um brinquedo, este tipo de “divertimento” pode danificar a construção interior do colchão, para além de alguém se poder magoar.




Fiquem bem!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre ;)