sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cuidados a ter com o pé de diabético!

Ontem estava tanto frio, como tem estado nestes últimos dias, que tive que ir buscar a minha botija de água quente. E que bem que me soube!! Só que para quem é diabético(a), deve ter em atenção:
 Cuidados a ter com os PÉS 
 Problemas com os pés constituem a causa mais comum de internamento nos diabéticos. Normalmente trata-se de internamentos prolongados com altos custos pessoais e para o país. As amputações são frequentes. Grande parte destas situações podem ser evitadas através de um melhor conhecimento dos cuidados a ter com os PÉS.

Cuidados a ter com o pé diabético:

- MANTENHA OS PÉS SECOS, LIMPOS E MACIOS
Deve fazer lavagem diária com sabão vulgar água morna, nunca fazendo banhos com água muito quente.A secagem deve ser cuidadosa, particularmente entre os dedos, hidratar a pele, tornando-a fléxivel e evitando as gretas.

- MANTENHA OS PÉS PROTEGIDOS
Deve cortar as unhas a direito(nunca corte os cantos), nunca as corte rentes ou quando não tenha boa luz.Se não ve bem, deve pedir que as cortem e usar uma lima de cartão.

Nunca utilize saco de água quente, botija ou cobertor eléctrico, sendo preferível aquecer os pés calçando um segundo par de meias.
As meias devem ser de lã ou algodão,e nunca remendadas, sem costuras, mudadas e lavadas diariamente, sendo proibido o uso de ligas elásticas.
Evite andar descalço ou com sapatos abertos.



Procure alguma alteração que apareça nos pés, tal como:

- bolhas - cortes
- inchaço - fendas entre os pés


Combata o aumento de peso e não use o álcool e o tabaco

Todos estes cuidados muitas das vezes não são suficientes e podem ocorrer complicações, tais como ulceras e amputações.


Pois é como costumo dizer, estamos sempre a aprender e fiquei a saber que não posso usar botija de água quente! Ora bolas!!


  
Fiquem bem...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre ;)