quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cancro, para quando a cura?


Boa noite,

Investigadores israelitas descobriram uma vacina que destrói células cancerígenas. Até agora, os resultados dos testes têm sido positivos e, a provar-se a sua eficácia, a vacina pode estar disponível dentro de seis anos.
Um grupo de cientistas da Universidade de Telavive, em cooperação com a empresa farmacêutica Vaxil Biotherapeutics, descobriu uma vacina que tem como alvo a molécula MUC1, presente em 90% dos cancros. O fármaco permite que o organismo reconheça as células cancerígenas (estas não são, normalmente, reconhecidas pelo sistema imunitário como uma ameaça) e as destrua.
A vacina, denominada ImMucin, encontra-se em fase de ensaios clínicos e os resultados preliminares demonstram que pode aumentar as respostas do sistema imunitário e reduzir, desta forma, os níveis da doença.
Até agora, sete de dez pacientes infetados com mieloma múltiplo (um tipo de cancro de sangue), nos quais foi testada a injeção, já terminaram a terapia. Em comunicado, a farmacêutica Vaxil Biotherapeutics garante que, após um mês de tratamento, "em alguns doentes, registaram-se sinais preliminares de eficácia clínica", nomeadamente "a estabilização de marcadores da doença", assim como "um decréscimo da presença de cancro medido pela percentagem de células de plasma na medula óssea".
Os cientistas acreditam, ainda, que a ImMucin pode ser também usada contra pequenos tumores, caso sejam detetados atempadamente, e pode ajudar a prevenir metástases e reincidências em pacientes que já tenham sido submetidos a outros tratamentos, nomeadamente cirurgia.
Embora já tenham sido publicados na revista Vaccine, os resultados ainda são, por enquanto, muito precoces. Contudo, a comprovar-se, em testes adicionais, a sua eficácia, a vacina contra o cancro poderá estar disponível, universalmente, dentro de seis anos. ( Artigo retirado de Jornalismo Porto Net ).


Numa altura que tanto se fala de cancro, seja de que espécie for é muito importante estar alerta para os sinais que o corpo nos dá! Muitas vezes deixamos de ir ao médico, ou porque não gostamos ou porque o trabalho muitas vezes não o permite mas não deixem de ir, muitas vezes ir logo à primeira descoberta dos sintomas, pode não curar mas ajuda nos tratamentos.
Certamente alguma de vocês já perdeu um familiar para o cancro, é sempre dificil eu nem sequer imagino passar por uma doença dessas! É uma doença que afecta tanto mulheres, homens, crianças mas também quem se encontra ao nosso redor. Quantas pessoas já abandonaram seus companheiros/as, por não saberem lidar com a situação, não é uma critica mas sim uma constatação. Nem todos somos fortes o suficiente e temos estofo, isto é uma verdade. Há pessoas que ficam deprimidas e muito em baixo, não é para menos!! Outras que encaram com uma auto estima surpreendente e ainda conseguem dar força no seu seio familiar, eu acredito que aí é que está a diferença. não deixar que a doença nos vença e ter acima de tudo fé!



Não encontrei com legendas em Português mas dá para perceber.
Beijocas, fiquem bem...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre ;)