quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vinagre e as suas várias utilidades


 Boa noite,
 
O vinagre tem sido usado para limpar ou outras aplicações desde os tempos sumerianos. É um produto 
muito útil. Na cozinha é usado como um agente ácido devido às suas propriedades.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que este produto amigo do ambiente pode ter diversas aplicações para a casa. O vinagre encontra-se em qualquer loja próxima de sua casa.

Vinagre – Saúde e Beleza
Supressor de apetite: misture uma colher de chá de vinagre com 1 copo de água. Beba antes de uma refeição e verá o seu apetite reduzido.
Alivia a artrite: misture duas colher de chá de vinagre com 1 copo de água. Beba antes das refeições para aliviar a artrite.
Alivia picadas de abelhas e de medusas: a sensação da picadela reduz ou desaparecerá após aplicação de vinagre sobre a picada.
Picadas de insetos: ajuda a aliviar a sensação de comichão se esfregar a zona afetada.
Alivia a bronquite e a sinusite: adicione meia chávena de vinagre ao um alguidar com água quente e com o vapor irá sentir um alívio da tosse e de sinusite.
Reduz a tosse: misture meia chávena de vinagre de cidra, meia chávena de água e 4 colheres de chá de mel. Sempre que tossir, tome uma colher sopa da mistura e uma colher de sopa ao deitar.
Aliviar a sensação de comichão: rejuvenesça e suavize a sua pele ao adicionar duas colheres de sopa de vinagre ao seu banho. Lave-se normalmente.
Acabe com a caspa: misture ¼ de chávena de vinagre com 2 chávenas de água quente. Enxague o cabelo com esta mistura após lavar com champô. Além de ajudar a combater a caspa, ajuda ainda a remover os restos de champô que ficam no cabelo. Não irá ficar a cheirar a vinagre, mas irá notar uma maior suavidade no cabelo que a mistura garante.
Soluços: pare com os soluços ao engolir uma colher de chá de vinagre puro.
Alivie a garganta inflamada: misture uma colher de chá de vinagre com 1 copo de água. Gagueje esta mistura. Sentir-se-á mais aliviada da garganta e o vinagre irá ajudar a eliminar as bactérias na sua garganta.
Alivie as queimaduras solares: alivie a sensação de queimadura solar ao massajar suavemente a área afetada com vinagre.
Dores de estômago: misture duas colheres de chá de vinagre de cidra num copo de água, mais duas colheres de chá de mel (caso queira a mistura com sabor para ser mais fácil de engolir). Beba a mistura para um efeito rápido no alívio do estômago.

Vinagre – Cuidar das Roupas
Fumo de cigarro: adicione uma chávena de vinagre a uma bacia com água quente, pendure as roupas por cima da água para remover o cheiro a fumo das roupas.
Evite a descoloração das roupas: as suas roupas não descolorarão se as humedecer em vinagre e depois as lavar normalmente. Não deixe as roupas mais de 10minutos no vinagre.
Remover odores e manchas da roupa: massaje a zona afetada com vinagre e depois lave normalmente. Assim irá aumentar o tempo de vida das suas roupas.
Ferro de passar: misture partes iguais de água e vinagre e coloque no compartimento. Ligue o ferro de passar na posição de vapor. Deixe-o ligado durante 5minutos na vertical, e eliminará os resíduos de cálcio e outros resíduos quando esvaziar o compartimento.
Cotão: ao adicionar meia chávena de vinagre em cada carga na máquina de lavar roupa irá evitar que o cotão se agarre às roupas.
Nódoas: livre-se das nódoas de café, chá, mostarda, vinho, e frutas ao humedecer a zona afetada com vinagre e esfregar gentilmente.

Vinagre – Cozinha
Máquina de café: limpe a máquina de café recorrendo ao uso, assim poderá eliminar os depósitos de cálcio. Encha o tanque de água com vinagre e faça correr o ciclo de água. Não inale os vapores do vinagre. Depois ligue um segundo ciclo apenas com água. Os depósitos de cálcio serão eliminados.
Tábuas de cortar: limpe a madeira da tábua de cortar com vinagre, assim além de limpar estará a desinfetar. Não precisa de enxaguar.
Remova os odores: uma vez por semana coloque uma chávena de vinagre pelo cano abaixo para remover os maus odores provenientes dele. Deixe assentar durante 30minutos e depois abra a torneira de água fria.
Máquina de lavar louça: limpe a sua máquina de lavar louça ao adicionar uma chávena de vinagre e deixe correr um ciclo. Assim irá remover o detergente acumulado e os depósitos de cálcio que impedem a louça de ficar limpa.
Ovos: adicione duas colheres de chá de vinagre à água antes de deixar ferver e evitará a quebra dos ovos.
Carne: pode fazer com que a carne fique mais tenra ao deixá-la durante a noite humedecida por vinagre. Use apenas ¼ de chávena para cada 2kg de carne. Assim irá tornar a carne mais tenra pois o vinagre ajuda a quebrar as ligações musculares e também a eliminar as bactérias.
Frascos: se pretende reutilizar frascos pode limpá-los e retirar os odores através do uso de vinagre.

Vinagre – Casa de Banho
Eliminar germes: erradique os germes do chão, do lavatório através de uma mistura para borrifar que contenha iguais partes de água e vinagre. Deixe assentar durante 1 minuto e depois limpe as superfícies.
Sanita: adicione 3 chávenas de vinagre ao reservatório de água pelo menos uma vez por semana e assim terá a sanita desinfetada e limpa.
Estes são apenas alguns usos que pode dar ao vinagre. Espero ter-lhe transmitido mais alguns conhecimentos. E você conhece outros usos a dar ao vinagre? Partilhe!

 Este artigo foi retirado do Sitiodamulher.com



 

Beijocas


 

1 comentário:

  1. A sério, uma pessoa até fica parva com tantas coisas que tem em casa e que saiem mais baratas do que comprando no supermercado...

    Dá para tantas coisas o vinagre, espectáculo...!

    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre ;)