domingo, 29 de julho de 2012

Ictioterapia - O que é?

Voltei minha gente!!!!!!!!!!!

Estive desaparecida da blogosfera mas "encontrei o caminho e voltei". Ainda foi um bom tempo que passei sem vir aqui, não me despedi e nem disse um até já. Foi um mal necessário mas que precisei e vocês a esta altura, estão a ler e não estão a perceber nada. Bem, vou explicar: deixei de escrever neste cantinho, resolvi fazer uma pausa e neste meio tempo, fiz uma reflexão sobre mim e sobre a minha vida. Não que as coisas corram mal mas para traçar objectivos para o futuro e porque tenho andado um pouco inquieta e não me conseguia inspirar para cá vir.
 Por isso para quem me tem acompanhado, peço desculpas por este meu desaparecimento.

Hoje vi um artigo muito interessante ( retirado de Sitio da Mulher ) e achei que daria um bom assunto. Sabem aqueles peixinhos que comem as peles mortas? Bem o artigo é sobre eles. Segue uma breve explicação:


A Ictioterapia é um procedimento efetuado por pequenos peixes originários da Turquia, os Garra Rufa.
Estes pequenos peixes não têm dentes, mas sim uma boca em forma de cálice que é usada para sugar as impuridades que se encontram na pele e as peles mortas. O resultado acaba por ser um tratamento de esfoliação, seguido de uma boa massagem que ajuda a promover a circulação, a relaxar e a hidratar a pele profunda.

O tratamento consiste em colocar os pés em água morna onde se encontram os peixes, em que centenas deles começam a fazer o seu trabalho. Inicialmente começa por sentir uma sensação de formigueiro que se transforma numa relaxante massagem. Os peixes sugam as calosidades e as peles mortas dos seus pés, deixando a pele como nova.

Resultado: sentirá os seus pés frescos e saudáveis e desfrutará ao tocá-los. A sensação é muito boa, como se de uma massagem corporal se tratasse. O peixe Garra Rufa estimula pontos de acupuntura que ajudam a regular o sistema nervoso, relaxando o corpo e aliviando a fadiga muscular. A circulação sanguínea e fluxo são aumentados significativamente durante este tratamento.
Os SPAs têm este tratamento em sessões de 15 ou 30 minutos e no fim parece que fez uma pedicure.

ADVERTÊNCIA: Saiba ainda que há pessoas que se aproveitam e oferecem tratamentos de ictioterapia mas com outros peixes que têm dentes, chamados de Chin-Chin da Ásia e que podem danificar a pele gravemente. O único peixe que deve ser usado para a ictioterapia é o Garra Rufa.
Para sua segurança pergunte no local onde pretende fazer este tratamento se possuem certificado de peixes Garra Rufa, cujos requerimentos e certificados são assegurados pela União Europeia.

História da Ictiografia
A ictioterapia pode ser definida como o uso de microrganismos marinhos em água fresca, ou peixes, como agentes que limpam peles, tratamento de feridas/doenças relacionadas com a pele. A história de tal tratamento na medicina tradicional encontra-se pouco documentada.
Existem registos fotográficos de um prisioneiro em River Kwai (Tailândia) com água até à cintura em que pequenos peixes lhe limpavam as úlceras nas pernas. Estes peixes são usados de forma comum na India, particularmente em áreas rurais. Mundialmente a ictioterapia é usada no tratamento de condições da pele usando o peixe Garra Rufa, também conhecido por peixe doutor. Os benefícios que este peixe tem para as pessoas foram observados em Kangal, Turquia, também chamado de peixe Kangal.


Benefícios da Ictioterapia Com Garra Rufa
Alguns benefícios envolvem o tratamento de problemas a nível da pele, como a psoríase e a dermatite. Em que as pessoas se deitam em água com peixes Garra Rufa e estes retiram as peles secas das zonas afetadas.
Mais recentemente tem sido usada para tratamento de calosidades e pele seca a nível dos pés.
Por este motivo os peixes Garra Rufa são usados em centros de beleza, nomeadamente SPAs, para tratamentos relacionados com a pele. No entanto não devem ser considerados como um tratamento curativo, mas sim como um alívio temporário dos sintomas.



Boa noite e fiquem bem.